14 de novembro de 2017 - 15:16

Alunos de Pedagogia realizam projeto ?Memorial Familiar e Escolar?

Durante todo o segundo semestre deste ano, os alunos das turmas 2º A e 2º B do Curso de Pedagogia do Centro FAG – Toledo desenvolveram um dossiê intitulado “Projeto Memorial Familiar e Escolar”. A atividade foi proposta pela professora Keili Lucí Rocha Scheuermann encerrou com a contextualização dos trabalhos em sala de aula na disciplina de Didática.

Escrever um Memorial permite ao futuro professor inúmeras informações por meio da pesquisa em documentos, além dos dados abstraídos do universo da lembrança com pais, tios, avós, bisavós, fotos e fatos resgatados e organizados sob o comando da memória do trabalho.

Constatou-se pelos relatos dos acadêmicos que o trabalho superou as expectativas e evidenciou aproximações até mesmo entre os integrantes da turma ao contarem sobre antepassados, seus nomes, costumes, origens, locais onde residiam.

A atividade permite uma rede de relações que leva o futuro professor ao resgate e conhecimento da história de sua trajetória visando o planejamento e organização didática dos registros. Desta forma, futuros professores inserem-se num processo de auto-conhecimento de momentos que se tornam expressão viva das experiências sublimes da vida. Conhecer a própria história fortalece o indivíduo bem como a postura docente.