28 de setembro de 2017 - 16:20

Curso de Pedagogia realiza projeto integralizador em parceria com o SESC Toledo

Formação de Leitores Literários: explorando a competência leitora e a interpretação.

A formação de leitores é premissa fundamental do trabalho com Língua Portuguesa e constitui parte importante do ementário das disciplinas dessa área no curso de Pedagogia da FAG - Toledo. Considerando a necessidade de tal trabalho e visando a preparação das alunas para a participação da 36ª Semana Literária do SESC - que aconteceu entre os dias 19 a 22 de setembro - organizou-se uma atividade de leitura e interpretação de textos dos autores que participaram do evento. Após leitura e análise de poemas de Sergio Vaz, de algumas micro-poesias de Gloria Kirinus e de alguns contos de Marcelino Freire, alunas do 2º Período,  Turmas A e B e do 4º período de Pedagogia tiveram a função de criar uma identidade visual para  o que leram, utilizando técnicas variadas.

Para a Coordenadora do Curso, Doralice Conceição Pizzo Diniz, a atividade priorizou a análise linguística e literária das criações destes autores.  “Este trabalho foi conduzido pelo Prof. Valdinei José Arboleya, e trouxe muita contribuição para a compreensão do que os alunos encontraram durante a realização do Projeto Integralizador 2017/2 em parceria com o SESC Toledo. Ou seja, todo o trabalho prévio, realizado em sala de aula se completou com a participação nas noites de Mesa Redonda quando pudemos estar em contato direto com os autores estudados e isso foi muito bom, pois agregou muito ao conhecimento e aprendizado dos alunos”, afirmou.

O resultado foi uma demonstração de sensibilidade estética, criatividade e intenção comunicativa, aspectos que devem ser desenvolvidos pelo profissional de Pedagogia no ensino de Língua Materna, visando à formação de leitores.