20 de setembro de 2017 - 20:45

Projeto de Ensino do curso de Pedagogia aborda a importância dos jogos lúdicos em sala de aula

Compartilhar esta notícia
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

O Projeto de Ensino “O jogo como estratégia pedagógica de aprendizagem: um enfoque psicopedagógico” é contemplado na disciplina de Psicopedagogia no 8º período do curso de Pedagogia da FAG Toledo, ministrada pela professora Keili Luci Rocha Scheuermann, como complemento aos conteúdos e pela importância que o jogo exerce para a aprendizagem nas fases de desenvolvimento humano.

Uma das etapas do Projeto foi o estudo de artigos que objetivou a sistematização sobre o tema através de mesa redonda para reflexões e trocas de experiências.

No ultimo dia 04 de setembro, a outra etapa foi a Palestra-Oficina com a presença da professora convidada, Psicóloga Dra Romilda Guilland com o propósito de enriquecer o trabalho em sala de aula abordando sobre a importância do lúdico no contexto do desenvolvimento humano.  Após o aprofundamento teórico, encerrou-se este momento, com a confecção de jogos com sucatas.

Para Piaget (1976), “O lúdico é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança”. Trabalhar com jogos em sala de aula ainda é considerado um desafio paradigmático. Isto coloca o professor na postura de desafiar novas estratégias e compreender que os jogos têm sido importante recurso para o desenvolvimento intelectual, e não como mero entretenimento.

O Projeto conta ainda com mais uma etapa em outubro, com a Oficina de Provas Piagetianas.

Imprimir Notícia      Indicar Notícia