04 de julho de 2017 - 17:31

Alunos de Letras - Libras desenvolvem atividade sobre literatura surda

Compartilhar esta notícia
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

No decorrer do primeiro semestre letivo de 2017, os acadêmicos do 7º Período do Curso de Letras – Língua Portuguesa e Libras – do Centro FAG Toledo estudaram a respeito das principais formas de manifestação da Literatura Surda, o que resultou várias atividades das quais se destacam a tradução, adaptação e criação de histórias em Libras.

Para finalizar as atividades da Disciplina de Literatura Surda, os alunos criaram e contaram histórias com temas de conhecimentos e experiências da comunidade surda.

Para os alunos, se os surdos tivessem uma experiência mais intensa com histórias e textos literários (em sinais ou através de leituras) nas escolas ou em seus lares, com os professores ou pais contando histórias, teriam mais possibilidade de imaginação, reflexão, emoção e se tornariam como uma fábrica de histórias, de subjetividades literárias, logo produzindo ideias e criatividade.

Os acadêmicos produziram histórias intituladas:

- “ A bruxinha surda”

- “As flores de Marina’

- “O grilo surdo”

- “O jardim surdo”

- “Ralf, o jacaré surdo”

- “Surdópolis: a cidade dos surdos”

Foram desenvolvidos vários materiais didáticos para a contação das histórias, como: aventais de histórias, vídeos, televisão de histórias e guarda-chuva animado.

Imprimir Notícia      Indicar Notícia