22 de junho de 2017 - 16:57

Projeto Memorial Escolar e Familiar

Neste semestre a disciplina de Didática II, sob a orientação da professora Keili Luci Rocha, propôs a elaboração do Memorial Escolar e Familiar aos acadêmicos do 3º período do Curso de Pedagogia do Centro FAG Toledo, mediante Projeto de Ensino. A atividade tem por objetivo compreender a relação do indivíduo e sua própria história numa perspectiva de construção e autoconhecimento.

A Didática como disciplina integradora do processo pedagógico está presente no aspecto metodológico, organizacional e de planejamento que contempla o exercício da escrita autobiográfica pelo registro da própria história. Nem sempre é prazeroso e habitual descrever momentos, entretanto mobilizam-se conhecimentos, saberes, crenças, emoções e equilíbrio. Isso evidencia o reconhecimento das próprias potencialidades e fraquezas fortalecendo o autoconhecimento para a profissão docente.

A metodologia baseou-se na pesquisa com familiares, resgate de imagens, relatos, além de entrevistas e a sistematização através de dossiês impressos ou audiovisual.

Já é o quinto ano em que o Projeto acontece na disciplina e tem revelado resultados que proporcionaram o enriquecimento de conhecimentos da própria história, o fortalecimento da identidade pessoal, vínculos familiares e transversalidade de saberes indispensáveis para a formação profissional docente.

O Memorial foi contextualizado em sala de aula e exposto na XI Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia.