15 de maio de 2017 - 15:44

Curso básico de Libras é ofertado gratuitamente à comunidade de Toledo

Os estagiários do 7º período do Curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras do Centro Universitário FAG – Campus Toledo, a partir da disciplina do Estágio Supervisionado na docência em Libras,  estão ofertando o curso básico de Libras gratuitamente à comunidade externa de Toledo, com uma carga horária de 40 h/a. O curso está com turmas nos período da manhã e Tarde.

Há poucos anos a LIBRAS não existia como disciplina escolar. A regulamentação da Lei nº 10.436/2002, através do Decreto-Lei nº 5.626/2005, proporcionou uma revisão nos estudos e procedimentos a respeito do ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – no contexto educacional do nosso país. Novos profissionais surgiram no cenário educativo: o professor de LIBRAS e o Intérprete de Língua de Sinais, como figuras imprescindíveis para que o acesso aos conhecimentos fosse possível aos alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais.

Neste projeto o acadêmico do Curso de Letras-Língua Portuguesa e Libras terá a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo do curso, uma vez que está se formando como professor também de Libras.

A sociedade oferece a oportunidade para cada individuo se desenvolver conforme suas potencialidades, sendo no campo profissional ou educacional. A realidade do individuo surdo demanda uma comunicação diferenciada para se construir como um sujeito ativo no ambiente onde está inserido, portanto, a importância de difundir a Libras em todos os locais de aquisição de conhecimento e acesso público é fundamental para torná-lo um cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade.

Essa preocupação é um dos significativos e mais importantes desafios que se tem enfrentado, pois, para que exista inclusão, faz-se necessário que todos os indivíduos envolvidos neste processo inclusivo aprendam a Língua Brasileira de Sinais como proposta para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.