09 de maio de 2017 - 16:42

Projeto de Ensino "Conhecendo o Outro" leva os alunos de Pedagogia para conhecerem novas culturas

Compartilhar esta notícia
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

No último sábado (06), os alunos do 7º período do Curso de Pedagogia do Centro Universidade FAG – Toledo fizeram uma viagem à Guaíra - PR, com o objetivo de conhecerem duas realidades humanas distintas: Aldeia Guarani Rio Azul e Comunidade Quilombola Manuel Ciriaco dos Santos.

A viagem técnica cumpre o fechamento de um ciclo de discussões e debates acontecidos na disciplina de Seminário Temático VII - Antropologia Cultural, acerca do “outro” e das diferentes formas de se manifestar dentro do tempo e do espaço e, sobretudo, dentro da sala de aula.

Quem é o outro?

O outro é qualquer um que não seja eu mesmo e que deve ser respeitado justamente por ser humano. Nesse caso específico, o outro é o índio e o afro descendente. "Entender que a cultura não é melhor nem pior, mas apenas uma forma de manifestação peculiar de um determinado grupo é fulcral dentro do processo de entendimento da Antropologia Cultural", apontou o Professor regente da disciplina, Professor Evandro José Machado.

Nesse sentido, a viagem tem como objetivo nuclear o encontro de diferentes formas de ver o mundo. “De um lado os acadêmicos de Pedagogia e de outro lado o ‘outro’, possibilitando, assim, o entendimento e o respeito pelas distintas expressões de vida sob o alicerce cultural", acrescentou a coordenadora do curso de Pedagogia, Doralice Diniz, que acompanhou os acadêmicos na viagem.

Imprimir Notícia      Indicar Notícia