09 de maio de 2017 - 16:42

Projeto de Ensino "Conhecendo o Outro" leva os alunos de Pedagogia para conhecerem novas culturas

No último sábado (06), os alunos do 7º período do Curso de Pedagogia do Centro Universidade FAG – Toledo fizeram uma viagem à Guaíra - PR, com o objetivo de conhecerem duas realidades humanas distintas: Aldeia Guarani Rio Azul e Comunidade Quilombola Manuel Ciriaco dos Santos.

A viagem técnica cumpre o fechamento de um ciclo de discussões e debates acontecidos na disciplina de Seminário Temático VII - Antropologia Cultural, acerca do “outro” e das diferentes formas de se manifestar dentro do tempo e do espaço e, sobretudo, dentro da sala de aula.

Quem é o outro?

O outro é qualquer um que não seja eu mesmo e que deve ser respeitado justamente por ser humano. Nesse caso específico, o outro é o índio e o afro descendente. "Entender que a cultura não é melhor nem pior, mas apenas uma forma de manifestação peculiar de um determinado grupo é fulcral dentro do processo de entendimento da Antropologia Cultural", apontou o Professor regente da disciplina, Professor Evandro José Machado.

Nesse sentido, a viagem tem como objetivo nuclear o encontro de diferentes formas de ver o mundo. “De um lado os acadêmicos de Pedagogia e de outro lado o ‘outro’, possibilitando, assim, o entendimento e o respeito pelas distintas expressões de vida sob o alicerce cultural", acrescentou a coordenadora do curso de Pedagogia, Doralice Diniz, que acompanhou os acadêmicos na viagem.