03 de abril de 2017 - 15:35

Curso de Pedagogia faz parceria para levar a conscientização sobre o Autismo à comunidade

Compartilhar esta notícia
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Na sexta-feira (31), aconteceu no Auditório do Centro Universitário FAG Toledo, uma Palestra sobre Autismo, ministrada pela Psicóloga Angela Tessaro Felisberto, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência, a qual assessora a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo.

O encontro reuniu, não só alunos de Pedagogia, como também, pais e professores da rede municipal e estadual de ensino, pública e privada de Toledo, para um momento de informação e formação, especialmente sobre as mudanças ocorridas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais V (DSM – V, na sigla em inglês), que é o guia oficial para diagnóstico de doenças e transtornos psicológicos.

A Psicóloga explicou que há novos conceitos em relação aos diagnósticos de transtornos mentais e que um grupo de quatro transtornos, como: Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância ou Síndrome de Heller e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, passam a ser chamados de Transtornos Espectros do Autismo, assim como os critérios para diagnóstico também ficaram mais específicos, evitando que crianças sejam diagnosticadas de maneira errada e simplificando o tratamento dessas síndromes. 

Ao longo dos últimos quatro anos, o Curso de Pedagogia da FAG Toledo vem realizando uma parceria com a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo (VIDA), promovendo palestras, encontros, desenvolvimento de atividades lúdico pedagógicas, para a divulgação do tema e esclarecimento do assunto com a comunidade Toledana.

 “A Associação, por sua vez, tem nos proporcionado um aprendizado muito eficaz sobre as práticas com os autistas, ensinando-nos a lidar com as crianças inclusas na educação escolar. É uma troca muito rica e somos muito gratos à Associação por esta oportunidade de ajudar e aprender”, afirmou a Coordenadora do Curso, professora Doralice Diniz.

Imprimir Notícia      Indicar Notícia